O dia 20 de novembro de 1943 é a data de fundação do Esporte Clube Itapagé. Os fundadores foram os seguintes desportistas:
1. Cincinato Peretti
2. João Muniz Reis
3. Insrael Farrapo Machado
4. Celso Barreto Franzen
5. Dr. Walter Bueni
6. Garibaldi Freire
7. Osvaldo Borges
8. Amancio de Jesus Aranda
9. Domingos Luis Luz
10. Acerino Antonio Schmitz
11. Draunizio Westphalen
12. Roque Bortoluzzi
13. Ordalino Pires
14. Nilton Franco Saraiva
15. Wilson José Saraiva
16. Pedro cannelas
17. José cannelas
18. Bento Constantino
19. Tomaz A. Schimidt
20. Ramon Cannelas
A primeira partida amistosa aconteceu em 21 de novembro, dia posterior à criação da equipe. A estreia foi com vitória do Esporte Clube Itapagé por 3 x 0 contra o Esporte Clube Miraguay, lá em Tenente Portela. Com golos de Nilton Saraiva, Osvaldo Borges e Ramon Cannelas.
O primeiro campo foi em uma área descampada, próximo à pequena capela da vila, onde hoje há vários edifícios comerciais e residências, aos fundos da atual Catedral Diocesana de Frederico Westphalen.
Com o tempo a equipe foi se organizando e se estruturando melhor, cativando mais e mais torcedores e colaboradores, possibilitando a aquisição da área onde realizava seus jogos e na posterior construção do estádio da Taba da Índia, que chegou, inclusive, a ser iluminado, possibilitando treinos e jogos noturnos.
O esporte Clube Itapagé filiou-se à Federação Riograndense de futebol, hoje Federação Gaúcha de futebol, em 1957, passando a disputar o campeonato estadual de amadores em 1958. Em 1966 profissionalizou-se e disputou profissionalmente nos anos de 67 e 68.
Para Angariar recursos financeiros, visando manter as atividades esportivas, era realizado o baile vermelho e branco com a escolha da rainha e da madrinha do clube, eventos animados por ótimas bandas e até mesmo orquestras famosas no país, bailes memoráveis que ficaram na história de nossa cidade.
Neste mesmo período foi criado a banda ”itapagé”, formada por atletas, dirigentes e torcedores do clube, que a animavam, gratuitamente, os eventos realizados pela entidade, auxiliando na arrecadação de recursos para a manutenção de suas atividades esportivas.
Após 2 (dois) anos inativo em 1969 e 1970 por questões econômicas o clube índio voltou a disputar o estadual de amadores em 1971, apenas com atletas formados na casa, isso até 1973, pois no ano seguinte o estádio da Taba da Índia, dos Refletores, dos Eucaliptos, ou 15 de novembro (nomes Utilizados nestas três décadas de existência) foi desativado.
Em 1975 foi adquirida área onde hoje localiza-se o complexo esportivo do Esporte Clube Itapagé, área de mata Virgem e afastada do centro da cidade. (Rua Rio de Janeiro, nº 151, Bairro Itapagé).
A partir de 1976, foi dada a construção do Estádio Vermelhão da Colina. As obras duraram cinco anos.
Em 1980 foi reativado o futebol com uma equipe juvenil para disputar amistosos, como anfitrião ou visitantes, e, em 1981 o clube voltou a disputar o estadual de amadores. Neste mesmo ano o clube foi campeão estadual na categoria juniores pela primeira vez.
O segundo título do nosso juniores foi obtido em 1988.
Em 1989 o Esporte Clube Itapagé foi vice-campeão estadual de amadores, quando disputou o quadrangular final na cidade de Nova Petrópolis, contra as equipes do Bangu de Caxias do Sul, Cacique de Selbach e o campeão Nova Petrópolis.
Na modalidade futsal o auge do Esporte Clube Itapagé foi a Conquista do título de campeão estadual da série bronze em 1999.
Nos anos de disputa da série prata e bronze destacamos a imensa participação dos torcedores rubros, foram jogos de casa cheia com muita vibração e alegria.
Houve Ainda nos anos seguintes, a criação do Departamento de Futsal Feminino. A equipe sagrou-se vice-campeãs do primeiro Campeonato estadual de futsal feminino, promovido pela Federação Gaúcha de futsal.
Destaque também para a escolinha de futsal do clube com suas participações no Municipalito de Futsal Obtendo vários títulos em diferentes categorias. Nossa escolinha está em atividade continua desde os anos 90.
Contamos mais recentemente com a categoria sub-20 de futsal, que atualmente é bicampeã da taça regional sub-20 – região Passo Fundo.
Por fim, destacamos a equipe veterana de futebol do Itapagé que leva o nome do clube e do nosso município para diversas localidades da nossa região e extremo Oeste de Santa Catarina, á mais de 35 anos de atividade contínua. Tais partidas visam promover a integração e celebrar a amizade e recreação.
Podemos afirmar que desde a criação do Itapagé os jogos amistoso sempre foram considerados eventos importantes para a nossa agremiação, pois possibilitam momentos de lazer, de alegria e descontração entre os participantes: Atletas, dirigentes, torcedores e comunidade em geral.
O patrimônio do Esporte Clube Itapagé, além da sua torcida, é formado pelo Estádio “Vermelhão as Colina”, o ginásio “Vermelhinho da Colina” e um prédio anexo ao ginásio, que abriga um restaurante e uma academia-ambos terceirizados para parceiros do clube. Tudo isto compreendido dentro de uma área de 40 mil metros quadrados, legalmente escriturada.
O estádio conta com o campo oficial de futebol, arquibancada com capacidade para 3500 (três mil e quinhentas) pessoas, banheiros, cabines de rádio e um campo suplementar de futebol sete iluminado.
O Ginásio de esporte é um dos maiores e mais modernos da região, sua capacidade é para 1900 (mil e novecentas) pessoas, contando com uma quadra de piso sintético em tamanho oficial, podemos receber inclusive, jogos da liga nacional de futsal.
Não poderíamos deixar de mencionar que a construção do nosso de ginásio de esportes pode ser considerada uma verdadeira epopeia, uma obra efetivada por muitas mãos. Foram realizados diversos eventos para levantar recursos financeiros visando sua construção como: Rifas, jantares com bingo, além de doações do nosso simpatizante.
Nossa estrutura física já foi palco de diversas atrações esportivas, religiosas, sociais ou culturais de grandes proporções. Como por exemplo: Olimpíadas estadual das APAES, Show de Tonico e Tinoco, Cristian e Ralf, Milionário e José Rico, Zé Ramalho, Eduardo Costa e Leonardo (Show cabaré), Magia da patinação, Encenação da Paixão de Cristo, lutas de muay thai, e muitos outros eventos.
Nossa área conta, ainda, com um espaço de preservação ambiental, com uma pequena mata de árvores nativas e reflorestamento com erva mate.